sexta-feira, 17 de junho de 2011

compartilhando leitura



ATIVIDADE 3.1

De acordo com os estudos realizados até o momento neste maravilhoso Curso, achei muito interessante todos os textos lidos ou vídeos assistidos com entrevistas de grandes estudiosos e pesquisadores da educação. Dentre  todas as leitura. E o que tenho a partilhar com a turma é convidá-los a ler bons textos  do especialista em mudanças na educação presencial e a distância  como os de José Edgar Moran . E um deles que li e mais gostei foi "Como utilizar a tecnologia na escola", pois neste texto o autor fala muito bem como fazer o bom uso dessa nova tecnologia na sala de aula.
As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.
O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. As aulas se estruturam em projetos e em conteúdos. A Internet está se tornando uma mídia fundamental para a pesquisa. O acesso instantâneo a portais de busca, a disponibilização de artigos ordenados por palavras-chave facilitaram em muito o acesso às informações necessárias. Nunca como até agora professores, alunos e todos os cidadãos possuíram a riqueza, variedade e acessibilidade de milhões de páginas WEB de qualquer lugar, a qualquer momento e, em geral, de forma gratuita.
O educador continua sendo importante, não como informador nem como papagaio repetidor de informações prontas, mas como mediador e organizador de processos. O professor é um pesquisador – junto com os alunos – e articulador de aprendizagens ativas, um conselheiro de pessoas diferentes, um avaliador dos resultados. O papel dele é mais nobre, menos repetitivo e mais criativo do que na escola convencional.
Os professores podem ajudar os alunos incentivando - os a  saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua.

sábado, 11 de junho de 2011

UNIDADE 3 : Prática pedagógica e mídias digitais


ATIVIDADE 3.1 POSTADA NO DIARIO DE BORDO
Curso PROINFO- 07 de junho de 2011.
Tutora:Paula Edilma
Cursistas: Maria José da Silva e Maria do Socorro Alves de Morais
Para refletir
Na sala de aula ter– se uma prática dialógica com o educando, é um um dos momentos de grande importância para despertar as curiosidades e tirar dúvidas. Pois através do diálogo aberto, o educador vai adquirindo a confiança de seu aluno e assim, ele não tem inibição para perguntar algo que não está entendendo e então, tirar suas dúvidas.
As estratégias utilizadas consideradas úteis são: o próprio diálogo, conhecimento prévio de cada um sobre o assunto em estudo, espaços para perguntas e respostas, agrupamento e pesquisas.
As tecnologias são  muito  importante e facilitadoras no processo atual do ensino-aprendizagem, desenvolvendo assim os processos cognitivos, sociais e afetivos.
Com as novas tecnologias, elas podem auxiliar na aprendizagem do educando através de pesquisas, vídeos, imagens, músicas, internet, blogs e sites de relacionamentos. É através da web que os alunos buscam aprofundar seus conhecimentos sobre os assuntos que mais chamam - lhes atenção! E o educador, tem que está a par desses conhecimentos para poder acompanhar esses avanços e saber tirar proveito desse meio de comunicação tão importante! Pois já foi constatado através de estudos que os alunos retém 5% do que ouvem, 10% do que leem, 80 % do que fazem e 90% do que ensinam, ou seja, está aí a importância da atividade desenvolvida em grupo usando qualquer tipo de tecnologia. O professor pode usar o site de relacionamento para fazer um estudo da evolução da língua através dos tempos, mostrando que a língua tem uma história diacrônica e sincrônica e que esse tipo de site faz parte de um fenômeno linguístico chamado neologismo. E o blog será usado como um tipo de diário, onde seus alunos postarão atividades planejadas pelo seu mediador.
Frase:
A tecnologia é a chave que abre aos estudantes novas oportunidades para aprenderem dentro da sala de aula, mas é importante frisar que no final é o professor que faz com que isso aconteça!



sexta-feira, 10 de junho de 2011

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


CURSO PROINFO

Tutora: Paula Edilma
Aluna: Maria José da Silva

Atividade  2.9

Realizar a atividade registro digital da experiência

 

   As atividades sugeridas trabalham habilidades importantes para a leitura e compreensão de notícias. Uma vez que o aprendizado das habilidades de leitura demanda um trabalho contínuo que não se esgota em uma única aula, uma mesma atividade pode ser feita com diferentes notícias e ao longo do tempo.

  Desde 2010 que deu - se início a atividade de leitura e escrita através do texto jornalístico em sala de aula, pensando melhorá-las, pois percebeu - se através de diagnósticos essas necessidades que os alunos sentiam quando liam um texto, observando no mal uso da sua pontuação, ficando assim o texto sem sentido, pois liam sem tonicidade e sem vida. Observou-se também esse mesmo problema nas produções textuais realizadas por eles. E por sentirem essas dificuldades poucos gostavam de ler. Foi nesse momento que pensou-se em usar o jornal como ferramenta para vê se os educandos se interessavam mais na leitura e melhorias nas produções.


Alunos Cristina e Wandiélio do 7º ano passando a limpo suas notícias.
 
  Iniciou-se o texto jornalístico com notícias trazidas de casa pelas turmas e leituras desses textos escritos pelos próprios alunos. Logo no início, foi difícil pois quando chegava o dia da notícia a maioria não traziam e dado uma nova chance para trazerem na aula seguinte.  Alguns que traziam não queriam ler e foi aí que surgiu a nota pela leitura das notícias. Cada semana uma notícia valia um ponto e foi melhorando o número de alunos trazendo e  lendo suas notícias.Passou-se uns três meses que o objetivo desse texto era só a leitura, sem fazer tantas correções de como realmente era construída uma notícia. Quando sentiu - se que eles já estavam bem melhor na leitura aí foi o momento de se trabalhar as partes que compõem uma notícia ( o que aconteceu, quando, com quem, onde e por que).
A partir desse momento levou - se jornais para a sala de aula e distribuiu - se  em grupos para fazerem leituras livres das notícias existentes no jornal  e depois escolha de uma notícia  identificando as partes estudadas. Foi uma atividade que eles se empolgaram bastante e concluíram as atividades dentro do tempo previsto.




 A partir daí começaram estudar os cadernos de um jornal ( saúde, educação, política, policial, meio ambiente e outros) e eles mesmos criaram os cadernos do jornal deles, usando cores para identificação dos cadernos desse jornal, exemplos: policial vermelho, saúde verde, educação azul, social amarelo, esporte roxo, moda rosa, notícias da tv laranja, tragédia preto, modernidade cinza, política marrom, humor verde claro e meio ambiente verde escuro.
    A evolução na leitura e escrita desta turma do 7º ano foi percebida e até a desenvoltura para falar sobre determinados assuntos em debates. No ano de 2011 já iniciou – se o bimestre usando esse gênero em todas as turmas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.



O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com  manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.

 Com as turmas iniciantes o 7º e 9º ano foi muito parecido com o que ocorreu na turma do ano interior, mas valeu apena a iniciativa e com a turma que foi trabalhada no ano passado, esse ano do 8º ano, está sendo um sucesso! Eles estão servindo de espelho para as outras turmas iniciantes.
                         Alunos organizando por cadernos as notícias produzidas por eles.
 Percebendo - se a necessidade de se resgatar as notícias da comunidade e adjacências ela viraram fontes de pesquisas com suas histórias e encantos das lendas do Totoró, seus costumes, brincadeiras de crianças e economia. Esse noticiário foi realizado por todas as turmas envolvidas neste trabalho e suas notícias ou reportagens foram postadas no blog deles.
   No Jornal Online, Cipriano, vocês encontrarão várias notícias editadas pelos próprios alunos, professores e demais pessoas da equipe pedagógica.
DSC07109   Antes de serem postadas, as notícias ou outro gênero textual, passarão pelas mãos dos professores ou supervisores da escola.
   O maior objetivo da Professora de Língua Portuguesa desta escola, Maria José, é integrar sua disciplina as novas tecnologias da informação, onde, o educando aprenderá redigir bons textos com o intuito deles  serem lidos por outras pessoas e não só, por eles e seus colegas, de sala de aula.
   Aqui serão postadas notícias locais, regionais, estaduais, nacionais e mundial, mas tendo como foco as notícias ocorridas na localidade.
             

                                           
                                                                   Alunos usando a sala do Proinfo para postagem no  Blog deles.

Os alunos por crescerem em uma sociedade permeada de recursos tecnológicos, manipulam a tecnologia e a dominam com maior rapidez e desenvoltura que seus professores, mesmos os alunos pertencentes às camadas menos favorecidas, como as da  Zona Rural, têm contato com recursos tecnológicos na própria comunidade com a criação da Estação Digital  existente na associação dos moradores(ADESCOTO), na cidade usando as !Lan  Houses”, televisão. Celular e etc.E sua percepção sobre tais recursos é bem diferente da visão de uma pessoa que cresceu numa época em que o convívio com a tecnologia era muito restrita.



   A ferramenta pedagógica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadêmico pela informação e tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar  o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o conteúdo cultural.        O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de idéias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um extraordinário material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também beneficiar a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico.

    O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, através dos mais variados temas e se torna assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação. O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se através do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.E para se fazer um melhor trabalho juntou-se a outra ferramenta muito importante nos dias atuais que é o blog.O uso do blog na sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização do jornal online, facilitando o trabalho, tornando uma aula útil, prazerosa.
   O blog é um diário  virtual que pode ter diversos temas. Pode ser de cunho pessoal, entretenimento, informativo. É uma ferramenta de fácil manuseio, intuitiva, ou seja, ninguém precisa fazer um curso específico para utilizar um blog. O professor pode utilizar esta ferramenta para estimular a pesquisa e a troca de saberes. O blog poderá ser a ferramenta de comunicação de uma ou mais turmas. Para que isso seja viável tanto o professor quanto o aluno deverá criar um blog, a partir daí o docente deverá postar atividades no blog cabendo ao aluno acessar, realizar a atividade e postar em seu blog pessoal.  Essa atividade poderá variar sendo a produção de um texto, uma apresentação de slides ou a produção de um vídeo. Só que as turmas do Cipriano usa o blog para fazer postagens de suas notícias.



                                                                                                               Aluno postando notícias no blog


     O uso das tecnologias na sala de aula. é muito importante, pois torna às aulas mais atrativas. Apontaremos alguns caminhos para facilitar o dia-a-dia do educador e integrar sua prática no campo digital, propiciando a interação da sala de aula com o mundo digital. É importante frisar que o professor pode utilizar diversas ferramentas desde as mais simples às mais sofisticadas, o que dependerá do nível de interação com a tecnologia tanto do docente quanto do aluno. Como primeira dica, o blog.
O blog é um diário virtual  que pode ter diversos temas. Pode ser de cunho pessoal, entretenimento, informativo. É uma ferramenta de fácil manuseio, intuitiva, ou seja, ninguém precisa fazer um curso específico para utilizar um blog. O professor pode utilizar esta ferramenta para estimular a pesquisa e a troca de saberes. O blog poderá ser a ferramenta de comunicação de uma ou mais turmas. Para que isso seja viável tanto o professor quanto o aluno deverá criar um blog, a partir daí o docente deverá postar atividades no blog cabendo ao aluno acessar, realizar a atividade e postar em seu blog pessoal.  Essa atividade poderá variar sendo a produção de um texto, uma apresentação de slides ou a produção de um vídeo. No Cipriano através das postagens de notícias no blog dos alunos, já surgiu as blogueiras e até editora de vídeo sobre notícias da comunidade. Já estamos vendo resultados sobre o projeto desenvolvido, pois é um assunto novo e que a cada dia está despertando cada vez mais esse interesse.
 Imprensa do CLG em ação! – Juliana e Mª Luisa fazendo a cobertura do evento ”Caminhada Ecológica” para postar no blog. 04 de junho de 2011.


Síntese do texto “Num mundo Wiki, uma escola idem – Parte I


Síntese do texto “Num mundo Wiki, uma escola idem – Parte I, de Jaime Balbino
ATIVIDADE: 2.12


A  Wikipédia muitos pouco tem claro como é sua estrutura de trabalho e o quanto ela é revolucionária.Reduzi- la ou somente compará-la a tantas outras enciclopédias existentes retira o que há de mais caro no seu modelo.Neste ensaio pretendo ajudar a esclarecer um pouco mais desta importante ferramenta contemporânea, um fenômeno social raro que não deve ser ignorado por aqueles que pensam seriamente na educação.

Uma contribuição à liberdade
A Wikipédia é uma experiência colaborativa radical. É difícil encontrar iniciativas semelhantes mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformando, corrigindo e traduzindo seus verbetes.
Discussões podem ser travadas no espaço apropriado de cada verbete, a estrutura simples de edição e formatação torna a criação fácil e prazerosa, mesmo para os não iniciados. Apesar disso tudo, o conceito é poderoso e difícil de ser assimilado por  aqueles que ainda tem encucada a idéia de um “conhecimento central”, definido e administrado por mestres de notório saber, designados de alguma maneira ritual e pela tradição para Este nobre trabalho.
Ser um autor de um texto livre, dinâmico e mutável contrasta com o modelo linear e “seguro” dos livros, programas de televisão e mesmo do hipertexto padrão daquelas webpages seguras, quase estáticas e sob a responsabilidade de um editor ou jornalista. No entanto, a experiência da Wikipédia nos mostra que a confiabilidade do seu conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo.

O que é conhecimento?
Para compreender o que é a Wikipédia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo e não como posse  e propriedade de uma elite – da qual podemos ou não nos sentir parte..
Em resumo: qualquer um tem propriedade para escrever algo. O próprio fato dele poder escrever, falar e atuar continuamente é prova desta sua competência sobre os saberes que desenvolveu ao longo da vida. Escrever, em especial, não é um ato solitário e torna – se mais público e grupal com as possibilidades da tele informação e das  ferramentas da Wikipédia.

Conhecimento e conceito
O que temos em cada verbete, é um conceito pleno, que representa uma idéia na sua plenitude, desde  que ,  nos deixemos desvelá-lo. Vigotsky fala desta necessidade de abstrair e refletir sobre o conhecimento para se conceituar de forma consciente o universo.
Não há concretude “No Conhecimento”, se é posto de forma definitiva ele é apenas objeto de alienação. A reflexão  é  o que permite olhar para além do que está posto, trabalhar a informação e reinterpretá-la de volta ao mundo, como resultado de nossa contemporaneidade. Esta desconfiança deveria ser inerente a qualquer tipo de informação ou método  de ensino, no “mundo wiki” ela se encontra canalizada como combustível e motor de um conhecimento dinâmico, em constante transformação.

Concluindo
É claro que (ainda) não é possível encontrar tudo na Wikipédia e o que dissemos refere-se aos milhares de verbetes onde o trabalho coletivo de fato acontece e onde a polêmica não impôs a necessidade de mediação rigorosa. Você pode ajudar e ampliá-la e melhorá-la, descobrindo um assunto do seu interesse e desenvolvendo-o lá, também pode disponibilizar alguma produção antiga sua que  considere importante para os outros. Se desejar,  pode simplesmente criar uma referência externa ou citar obra.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

VAGUEANDO PELA WIKPÉDIA E PELO WIKCIONÁRIO

   

Ao navegar na internet clicando determinados links,  à pesquisa tornou-se bem mais fácil para mim, facilitando bastante minha caminhada pela net e entender melhor o assunto pesquisado. Quando estava clicando, não me perdi nem um momento, pois no decorrer do curso já aprendi muitas coisas, principalmente a forma de pesquisa.
   No navegar,  descobri muitas novidades sobre a história da Wikipédia que antes eu nem imaginava, pois aprendi que essa enciclopédia não é só usada no Brasil, mas sim, em vários países do mundo, e que ela é escrita e traduzida  em 272 idiomas ou dialetos. Nas minhas buscas descobri que na Wikipédia livre, que  qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópias e modificações.
   O modelo wik pode ser modificado ou ampliado por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer,  Google Chrome, Mozila Firefox, Nestcap, Opera, Safari, ou qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens.    Este é o fator que a distingue de outras enciclopédias, ou seja, qualquer pessoa que tenha acesso a internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto. Por ser uma enciclopédia que qualquer pessoa pode modificar surge  algumas dúvidas sobre a confiabilidade dela, mas muitos autores da mesma diz que ela é confiável, pois são postadas as fontes de onde foram extraídas as sua postagens.
    Em relação aoWikcionário, é um projeto Web multilíngüe pertencente a Wikmedia Foundation(  Projeto gêmeo da Wikpédia com a finalidade de criar um dicionário eletrônico  de conteúdo livre, disponível em mais de 172 línguas diferentes).
   Ao ter conhecimento sobre esses assuntos em estudo, é de grande importância para nossa vida particular e também profissional, pois quando quisermos orientar os nossos alunos à pesquisa  é só dá o link a eles que tudo dará certo.
   Ao contrário do padrão normal do dicionário, este é escrito colaborativamente por voluntários que usam o software Wik permitindo que os artigos possam ser alterados e modificados por quase todas as pessoas de acesso ao site.

   Este tipo de dicionário foi colocado online em12 de dezembro de 2002, segundo uma proposta de Daniel Alston.
Wikicionário é o nome oficial  apenas na versão em Língua Portuguesa de um projeto originalmente de Língua Inglesa, no qual chama-se Wiktionary.
   No dia- a -dia da sala de aula podemos usar esses conteúdos como forma de pesquisas para enriquecer os nossos conhecimentos  e dos educandos.

Projeto: Atividade Prática Pedagógica e a Tecnologia de Informação


CURSO PROINFO
TUTORA: Paula Edilma
ATIVIDADE EM GRUPO POR ESCOLA: Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão( Auridete Cesário, Ana Cristina Campêlo, Jose Ferreira, Maria José e  Maria do Socorro Alves de Morais.
Data da postagem:07 de junho de 2011.
Tema: ATIVIDADE PRÁTICA PEDAGÓGICA E A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO 
ATIVIDADE: 2.8                                                                                                  
Sub tema: Aprender Fazendo

Justificativa: Tendo em vista, às dificuldades detectadas, em sala de aula, com relação à leitura e a escrita, alfabetização e letramento sentiu-se à necessidade de desenvolver este Projeto, onde se deu ênfase a atividades inovadoras, através do uso da tecnologia.

Objetivos:
·         Alfabetizar utilizando as tecnologias     da informação, através da internet.z
·         Perceber as tecnologias como forma de construção do conhecimento.
·         Utilizar as ferramentas tecnológicas e mídias digitais na aquisição e ampliação das habilidades da leitura e da escrita.
Conteúdos:
§  Alfabetização;
§  Autoestima.
§  Adolescência;
§  Gêneros Textuais
§  Ética;
§  Cidadania;
§  Diversidades culturais;
§  Sexualidade;
§  História do município (surgimento, lendas e etc.);
§  Economia da localidade e adjacências;
§  Mídias;
§  Intencionalidade lingüística;
§  Norma culta e coloquial;
§  Linguagem e adequação social;
§  Língua oral e escrita;
§  Meio ambiente.
Estratégias:
ü  Uso do editor de texto Broffice Writer para escrita de listas de palavras, frases e textos;
ü   Jogo da forca;
ü  Ditados áudios visuais;
ü  Ditado interativo;
ü  Vídeos.
ü  Programa Rived
ü  Gêneros textuais, através de
ü  Power point.
ü  Manuseio de Jornal;
ü  Leitura de textos Jornalísticos;
ü  Produção de notícias;
ü  Criação do Blog (JORNAL ONLINE CIPRIANO);
ü  Pesquisa e coletas de notícias locais, nacionais e internacionais veiculados nos meios de comunicação.
ü  Postagem das notícias no Blog.

Recursos Utilizados:
Televisão, rádios, jornais, computadores, Hipertexto, máquina fotográfica digital e Web.
Desenvolvimento:
Mediante as dificuldades de alfabetização, leitura e escrita, nas turmas iniciais e do 6º ao 9º ano, incorporamos essas atividades práticas, inovadoras, através da sala do Proinfo, objetivando motivar os alunos, de forma prática e prazerosa, na construção do conhecimento. Em princípio foi realizado um diagnóstico para detectar as maiores dificuldades dos alunos, na leitura e escrita, em seguida foi elaborado um cronograma para o atendimento das turmas, da educação infantil ao 9º ano. Os educandos gostam de participar das aulas na sala do Proinfo, ficam ansiosos para serem atendidos e o envolvimento dos mesmos é surpreendente, seja dupla ou individual. O uso do laboratório de informática é uma ferramenta muito importante, mas deve ser preparado, de conformidade com a necessidade do aluno e levando em consideração o planejamento e o conteúdo que está sendo trabalhado. Observando, através das atividades realizadas se o objetivo foi alcançado e senão efetiva-se o replanejamento. Os equipamentos e programas funcionam a contento, mas sente-se a dificuldade com relação ao espaço e quantidade de computadores insuficientes para a demanda. Após as atividades realizadas observou-se que os avanços foram significativos com relação ao processo da alfabetização e ampliação da leitura e da escrita dos demais alunos.
Conclusão:
     Através das atividades realizadas percebeu-se que foi de grande êxito  a aplicação desse projeto, “A tecnologia na sala de aula” foi um assunto de grande interesse para todas as turmas, deixando-os cada vez mais empolgados para a leitura e a escrita, onde percebeu-se nas suas produções e leituras orais, o crescimento em relação a aprendizagem e também o interesse pelas novas tecnologias,  principalmente o uso do blog.
O  Blog está cada dia mais presente na prática educacional desses alunos.  Já temos as “blogueiras” oficiais, do Jornal Oline, além de editora de vídeo. A Equipe é responsável pela cobertura dos Eventos, na Escola e na comunidade.
Em se tratando da ALFABETIZAÇÃO das crianças, do 1º ao 5º ano,  consideramos que as novas tecnologias tem contribuído significativamente para que a aprendizagem aconteça com mais rapidez e eficiência .

AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorreu considerando o interesse, a participação de todos os alunos, nas atividades propostas, além do registro, do desempenho dos mesmos, em fichas de acompanhamento.
REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS:
ALMEIDA, M. E. B.; Inclusão digital do professor, formação e prática pedagógica, ed. Articulação, São Paulo, 2006.
ALMEIDA, M. E.; Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
ROSSINI, A. M. O uso da tecnologia da informática na educação. Uma reflexão no ensino com crianças. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm. Acesso em 12 de abril de 2011.
MORAN, J. M. & MASETTO, M. T, & BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas (SP): Papirus.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.