
No navegar, descobri muitas novidades sobre a história da Wikipédia que antes eu nem imaginava, pois aprendi que essa enciclopédia não é só usada no Brasil, mas sim, em vários países do mundo, e que ela é escrita e traduzida em 272 idiomas ou dialetos. Nas minhas buscas descobri que na Wikipédia livre, que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópias e modificações.
O modelo wik pode ser modificado ou ampliado por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Google Chrome, Mozila Firefox, Nestcap, Opera, Safari, ou qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que a distingue de outras enciclopédias, ou seja, qualquer pessoa que tenha acesso a internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto. Por ser uma enciclopédia que qualquer pessoa pode modificar surge algumas dúvidas sobre a confiabilidade dela, mas muitos autores da mesma diz que ela é confiável, pois são postadas as fontes de onde foram extraídas as sua postagens.
Em relação aoWikcionário, é um projeto Web multilíngüe pertencente a Wikmedia Foundation( Projeto gêmeo da Wikpédia com a finalidade de criar um dicionário eletrônico de conteúdo livre, disponível em mais de 172 línguas diferentes).
Ao ter conhecimento sobre esses assuntos em estudo, é de grande importância para nossa vida particular e também profissional, pois quando quisermos orientar os nossos alunos à pesquisa é só dá o link a eles que tudo dará certo.

Este tipo de dicionário foi colocado online em12 de dezembro de 2002, segundo uma proposta de Daniel Alston.

No dia- a -dia da sala de aula podemos usar esses conteúdos como forma de pesquisas para enriquecer os nossos conhecimentos e dos educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário