sexta-feira, 10 de junho de 2011

Síntese do texto “Num mundo Wiki, uma escola idem – Parte I


Síntese do texto “Num mundo Wiki, uma escola idem – Parte I, de Jaime Balbino
ATIVIDADE: 2.12


A  Wikipédia muitos pouco tem claro como é sua estrutura de trabalho e o quanto ela é revolucionária.Reduzi- la ou somente compará-la a tantas outras enciclopédias existentes retira o que há de mais caro no seu modelo.Neste ensaio pretendo ajudar a esclarecer um pouco mais desta importante ferramenta contemporânea, um fenômeno social raro que não deve ser ignorado por aqueles que pensam seriamente na educação.

Uma contribuição à liberdade
A Wikipédia é uma experiência colaborativa radical. É difícil encontrar iniciativas semelhantes mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformando, corrigindo e traduzindo seus verbetes.
Discussões podem ser travadas no espaço apropriado de cada verbete, a estrutura simples de edição e formatação torna a criação fácil e prazerosa, mesmo para os não iniciados. Apesar disso tudo, o conceito é poderoso e difícil de ser assimilado por  aqueles que ainda tem encucada a idéia de um “conhecimento central”, definido e administrado por mestres de notório saber, designados de alguma maneira ritual e pela tradição para Este nobre trabalho.
Ser um autor de um texto livre, dinâmico e mutável contrasta com o modelo linear e “seguro” dos livros, programas de televisão e mesmo do hipertexto padrão daquelas webpages seguras, quase estáticas e sob a responsabilidade de um editor ou jornalista. No entanto, a experiência da Wikipédia nos mostra que a confiabilidade do seu conteúdo é superior ao das melhores enciclopédias do mundo.

O que é conhecimento?
Para compreender o que é a Wikipédia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo e não como posse  e propriedade de uma elite – da qual podemos ou não nos sentir parte..
Em resumo: qualquer um tem propriedade para escrever algo. O próprio fato dele poder escrever, falar e atuar continuamente é prova desta sua competência sobre os saberes que desenvolveu ao longo da vida. Escrever, em especial, não é um ato solitário e torna – se mais público e grupal com as possibilidades da tele informação e das  ferramentas da Wikipédia.

Conhecimento e conceito
O que temos em cada verbete, é um conceito pleno, que representa uma idéia na sua plenitude, desde  que ,  nos deixemos desvelá-lo. Vigotsky fala desta necessidade de abstrair e refletir sobre o conhecimento para se conceituar de forma consciente o universo.
Não há concretude “No Conhecimento”, se é posto de forma definitiva ele é apenas objeto de alienação. A reflexão  é  o que permite olhar para além do que está posto, trabalhar a informação e reinterpretá-la de volta ao mundo, como resultado de nossa contemporaneidade. Esta desconfiança deveria ser inerente a qualquer tipo de informação ou método  de ensino, no “mundo wiki” ela se encontra canalizada como combustível e motor de um conhecimento dinâmico, em constante transformação.

Concluindo
É claro que (ainda) não é possível encontrar tudo na Wikipédia e o que dissemos refere-se aos milhares de verbetes onde o trabalho coletivo de fato acontece e onde a polêmica não impôs a necessidade de mediação rigorosa. Você pode ajudar e ampliá-la e melhorá-la, descobrindo um assunto do seu interesse e desenvolvendo-o lá, também pode disponibilizar alguma produção antiga sua que  considere importante para os outros. Se desejar,  pode simplesmente criar uma referência externa ou citar obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário