sexta-feira, 10 de junho de 2011

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


CURSO PROINFO

Tutora: Paula Edilma
Aluna: Maria José da Silva

Atividade  2.9

Realizar a atividade registro digital da experiência

 

   As atividades sugeridas trabalham habilidades importantes para a leitura e compreensão de notícias. Uma vez que o aprendizado das habilidades de leitura demanda um trabalho contínuo que não se esgota em uma única aula, uma mesma atividade pode ser feita com diferentes notícias e ao longo do tempo.

  Desde 2010 que deu - se início a atividade de leitura e escrita através do texto jornalístico em sala de aula, pensando melhorá-las, pois percebeu - se através de diagnósticos essas necessidades que os alunos sentiam quando liam um texto, observando no mal uso da sua pontuação, ficando assim o texto sem sentido, pois liam sem tonicidade e sem vida. Observou-se também esse mesmo problema nas produções textuais realizadas por eles. E por sentirem essas dificuldades poucos gostavam de ler. Foi nesse momento que pensou-se em usar o jornal como ferramenta para vê se os educandos se interessavam mais na leitura e melhorias nas produções.


Alunos Cristina e Wandiélio do 7º ano passando a limpo suas notícias.
 
  Iniciou-se o texto jornalístico com notícias trazidas de casa pelas turmas e leituras desses textos escritos pelos próprios alunos. Logo no início, foi difícil pois quando chegava o dia da notícia a maioria não traziam e dado uma nova chance para trazerem na aula seguinte.  Alguns que traziam não queriam ler e foi aí que surgiu a nota pela leitura das notícias. Cada semana uma notícia valia um ponto e foi melhorando o número de alunos trazendo e  lendo suas notícias.Passou-se uns três meses que o objetivo desse texto era só a leitura, sem fazer tantas correções de como realmente era construída uma notícia. Quando sentiu - se que eles já estavam bem melhor na leitura aí foi o momento de se trabalhar as partes que compõem uma notícia ( o que aconteceu, quando, com quem, onde e por que).
A partir desse momento levou - se jornais para a sala de aula e distribuiu - se  em grupos para fazerem leituras livres das notícias existentes no jornal  e depois escolha de uma notícia  identificando as partes estudadas. Foi uma atividade que eles se empolgaram bastante e concluíram as atividades dentro do tempo previsto.




 A partir daí começaram estudar os cadernos de um jornal ( saúde, educação, política, policial, meio ambiente e outros) e eles mesmos criaram os cadernos do jornal deles, usando cores para identificação dos cadernos desse jornal, exemplos: policial vermelho, saúde verde, educação azul, social amarelo, esporte roxo, moda rosa, notícias da tv laranja, tragédia preto, modernidade cinza, política marrom, humor verde claro e meio ambiente verde escuro.
    A evolução na leitura e escrita desta turma do 7º ano foi percebida e até a desenvoltura para falar sobre determinados assuntos em debates. No ano de 2011 já iniciou – se o bimestre usando esse gênero em todas as turmas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.



O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com  manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.

 Com as turmas iniciantes o 7º e 9º ano foi muito parecido com o que ocorreu na turma do ano interior, mas valeu apena a iniciativa e com a turma que foi trabalhada no ano passado, esse ano do 8º ano, está sendo um sucesso! Eles estão servindo de espelho para as outras turmas iniciantes.
                         Alunos organizando por cadernos as notícias produzidas por eles.
 Percebendo - se a necessidade de se resgatar as notícias da comunidade e adjacências ela viraram fontes de pesquisas com suas histórias e encantos das lendas do Totoró, seus costumes, brincadeiras de crianças e economia. Esse noticiário foi realizado por todas as turmas envolvidas neste trabalho e suas notícias ou reportagens foram postadas no blog deles.
   No Jornal Online, Cipriano, vocês encontrarão várias notícias editadas pelos próprios alunos, professores e demais pessoas da equipe pedagógica.
DSC07109   Antes de serem postadas, as notícias ou outro gênero textual, passarão pelas mãos dos professores ou supervisores da escola.
   O maior objetivo da Professora de Língua Portuguesa desta escola, Maria José, é integrar sua disciplina as novas tecnologias da informação, onde, o educando aprenderá redigir bons textos com o intuito deles  serem lidos por outras pessoas e não só, por eles e seus colegas, de sala de aula.
   Aqui serão postadas notícias locais, regionais, estaduais, nacionais e mundial, mas tendo como foco as notícias ocorridas na localidade.
             

                                           
                                                                   Alunos usando a sala do Proinfo para postagem no  Blog deles.

Os alunos por crescerem em uma sociedade permeada de recursos tecnológicos, manipulam a tecnologia e a dominam com maior rapidez e desenvoltura que seus professores, mesmos os alunos pertencentes às camadas menos favorecidas, como as da  Zona Rural, têm contato com recursos tecnológicos na própria comunidade com a criação da Estação Digital  existente na associação dos moradores(ADESCOTO), na cidade usando as !Lan  Houses”, televisão. Celular e etc.E sua percepção sobre tais recursos é bem diferente da visão de uma pessoa que cresceu numa época em que o convívio com a tecnologia era muito restrita.



   A ferramenta pedagógica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadêmico pela informação e tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar  o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o conteúdo cultural.        O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de idéias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um extraordinário material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também beneficiar a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico.

    O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, através dos mais variados temas e se torna assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação. O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se através do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.E para se fazer um melhor trabalho juntou-se a outra ferramenta muito importante nos dias atuais que é o blog.O uso do blog na sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização do jornal online, facilitando o trabalho, tornando uma aula útil, prazerosa.
   O blog é um diário  virtual que pode ter diversos temas. Pode ser de cunho pessoal, entretenimento, informativo. É uma ferramenta de fácil manuseio, intuitiva, ou seja, ninguém precisa fazer um curso específico para utilizar um blog. O professor pode utilizar esta ferramenta para estimular a pesquisa e a troca de saberes. O blog poderá ser a ferramenta de comunicação de uma ou mais turmas. Para que isso seja viável tanto o professor quanto o aluno deverá criar um blog, a partir daí o docente deverá postar atividades no blog cabendo ao aluno acessar, realizar a atividade e postar em seu blog pessoal.  Essa atividade poderá variar sendo a produção de um texto, uma apresentação de slides ou a produção de um vídeo. Só que as turmas do Cipriano usa o blog para fazer postagens de suas notícias.



                                                                                                               Aluno postando notícias no blog


     O uso das tecnologias na sala de aula. é muito importante, pois torna às aulas mais atrativas. Apontaremos alguns caminhos para facilitar o dia-a-dia do educador e integrar sua prática no campo digital, propiciando a interação da sala de aula com o mundo digital. É importante frisar que o professor pode utilizar diversas ferramentas desde as mais simples às mais sofisticadas, o que dependerá do nível de interação com a tecnologia tanto do docente quanto do aluno. Como primeira dica, o blog.
O blog é um diário virtual  que pode ter diversos temas. Pode ser de cunho pessoal, entretenimento, informativo. É uma ferramenta de fácil manuseio, intuitiva, ou seja, ninguém precisa fazer um curso específico para utilizar um blog. O professor pode utilizar esta ferramenta para estimular a pesquisa e a troca de saberes. O blog poderá ser a ferramenta de comunicação de uma ou mais turmas. Para que isso seja viável tanto o professor quanto o aluno deverá criar um blog, a partir daí o docente deverá postar atividades no blog cabendo ao aluno acessar, realizar a atividade e postar em seu blog pessoal.  Essa atividade poderá variar sendo a produção de um texto, uma apresentação de slides ou a produção de um vídeo. No Cipriano através das postagens de notícias no blog dos alunos, já surgiu as blogueiras e até editora de vídeo sobre notícias da comunidade. Já estamos vendo resultados sobre o projeto desenvolvido, pois é um assunto novo e que a cada dia está despertando cada vez mais esse interesse.
 Imprensa do CLG em ação! – Juliana e Mª Luisa fazendo a cobertura do evento ”Caminhada Ecológica” para postar no blog. 04 de junho de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário