sábado, 6 de agosto de 2011

Síntese do teórico FRIEDRICH FROEBEL

CURSO PROINFO
Tutora:Paula Edilma
Cursista: Maria José da Silva
Data:06/08/11

Caros colegas!
Nosso grupo,  ficou para refletir e fazer uma síntese do teórico FRIEDRICH FROEBEL e logo após compartilhar com todos vocês!
Leiam, vocês irão gostar!


   Friedrich Froebel nasceu no sudeste da Alemanha, em 1782 e após cursar informalmente algumas matérias na Universidade de Jena, tornou-se professor e ainda jovem fez uma visita à escola do pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), em Yverdon na Suíça. Fundou sua primeira escola em 1816 na cidade alemã de Grieheim. Dois anos após a escola foi transferida para Keilhau, onde Froebel pôs em prática suas teorias pedagógicas e em 1826, publicou o seu livro mais importante “A Educação do Homem”. Em seguida foi morar na Suíça onde treinou professores e dirigiu orfanato.
   Foi o criador dos jardins- de – infância, defendia um ensino sem obrigações, mas via a educação como uma atividade que a escola e a família caminhavam juntas. Ele acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural, que as levam a aprender de acordo com seus interesses e por meios de atividades práticas.
   Para Froebel, a educação deveria ser sem imposições as crianças porque elas passam por diferentes estágios de capacidades de aprendizado com características específicas.
   Dentro do contexto da teoria de Froebel considerava a educação infantil indispensável para a formação da criança. Para ele as atividades no jardim –de –infância possibilitava brincadeiras criativas ao ar livre que ao mesmo tempo estimulava a aprendizagem.Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.Ele foi um dos  primeiros pedagogos a falar em autoeducação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário