CURSO PROINFO
Tutora:Paula Edilma
Cursista: Maria José da SilvaData:17/08/11
EIXO I
Projetos e suas características
Caros colegas, de acordo com as leituras realizadas, cheguei a seguinte conclusão sobre a interdisciplinaridade de projetos, pois na sociedade do conhecimento torna-se necessário repensar o papel da escola, mas especificamente as questões relacionadas ao ensino e aprendizagem. O ensino organizado de forma fragmentado, que privilegia a memorização de definições e fatos, bem como as soluções padronizadas, não atende as exigências deste novo paradigma. O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento.
É por isso que os educadores têm que saber como fazer um projeto e como executá-lo e saber que ele deve surgir de uma necessidade surgida em sala de aula pelos alunos e não da necessidade só do professor e da escola.
Conforme o que já foi estudado sobre este assunto, percebe-se a necessidade de se trabalhar projetos de uma forma interdisciplinar. Pois a interdisciplinaridade e a democracia pedagógica são consideradas elementos facilitadores da busca constante dos elementos e valores a serem transmitidos nesta civilização em mudança.
Pensando bem, nem todo projeto é interdisciplinar, muitas vezes, ele torna-se, porque os temas e os conteúdos passam a ser abrangentes e atingindo outras áreas do conhecimento e por isso, terminam tornando-se interdisciplinar.Pois os projetos em sua maioria, abrangem outras áreas do conhecimentos, mas com um foco a ser atingido, e uma das disciplinas será abordada com mais ênfase.
Acredito que seja possível desenvolver um projeto focado em uma determinada área do conhecimento e que as demais áreas possam contribuir de forma variada e enriquecedoras o projeto desenvolvido. Porque não se pode separar, por exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares e do processo de participação dos educados, nem desvincular as disciplinas da realidade dos alunos.
Fazenda (1996:17) nos ensina que num projeto interdisciplinar “não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se” e para ela , o que caracteriza a atitude interdisciplinar é a “ousadia da busca, da pesquisa, é a transformação da insegurança num exercício do pensar, num construir”
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