CURSO PROINFO
EIXO: I
CURSITA: Maria José da Silva
Proposta de Projetos
Tutora: Paula Edilma
Data: 30 de agosto de 2011.
a)Quais as contribuições que as leituras proporcionaram para a minha prática pedagógica?
As contribuições dessas leituras para a minha prática pedagógicas foram muitas! Pois aprendi que as novas tecnologias de informação e comunicação são usadas para expandir o acesso a informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de ambientes de aprendizagem que privilegia a construção do conhecimento,a comunicação e a inter-relação entre disciplinas.
Aprendi como trabalhar melhor o projeto com meus alunos, sabendo aproveitar os conhecimentos que trazem de sua realidade, bem como suas experiências, necessidades e desejos.Contribuiu também para saber onde eu como professora devo atuar, pois só assim o educador se aproximará mais do seu aluno e haverá uma interação maior entre ambos e havendo essa interação, haverá aprendizado.
Outro aspecto importante que achei nessa leitura foi sobre a atuação do professor e os três pontos fundamentais que um profissional da educação deve ter conhecimento ao trabalhar com projetos são: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua , as possibilidades da sua mediação pedagógica, com isso, propiciando o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimento de outras áreas distintas do saber.
Portanto, trabalhar com projeto requer mudanças de concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor.
b) É possível ocorrer aprendizagem por meio de projetos? Como isso ocorre na prática?
Acredito que sim, pois o professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho de seus alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor que planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem e cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento. O educador leva em conta suas dúvidas, curiosidades e indagações a partir de seus conhecimentos prévios, valores, crenças, interesses e experiências.
O professor que trabalha com projeto é um consultor, mediador, articulador, orientador especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade de aprender a partir dos seus próprios erros. Então, diante de todo esse processo só podemos dizer que houve sim uma aprendizagem significativa para a vida do educando.
c)Qual a importância de Paulo Freire e Sayamour para a educação?
A importância de Paulo Freire para educação foi grande! Pois ele foi responsável pelo método que consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases de forma forçosa que comumente se denomina como linguagem de cartilha.
Paulo Freire concebe educação como reflexão sobre a realidade existencial. Articular com essa realidade nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos, procurando inserir sempre os fatos particulares na globalidade das ocorrências da situação.
Para ele a aprendizagem da leitura e da escrita equivale a uma releitura do mundo. Partindo da visão de um mundo em aberto, isto é, a ser transformado em diversas direções pela ação dos homens.
Paulo Freire atribui importância ao momento pedagógico, mas com meios diferentes, como praxis social, como construção de um mundo refletido com o povo. O diálogo é o elemento chave onde o professor e aluno sejam sujeitos atuantes. Sendo estabelecido o diálogo processar-se-á a conscientização porque é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente; é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente.
Paulo Freire atribui importância ao momento pedagógico, mas com meios diferentes, como praxis social, como construção de um mundo refletido com o povo. O diálogo é o elemento chave onde o professor e aluno sejam sujeitos atuantes. Sendo estabelecido o diálogo processar-se-á a conscientização porque é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente; é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente.
Com o método de Paulo Freire, a palavra geradora era subtraída do universo vivencial do alfabetizando. Em Paulo Freire a educação é conscientização. É reflexão rigorosa e conjunta sobre a realidade em que se vive, de onde surgirá o projeto de ação. A palavra geradora era pesquisada com os alunos. Assim, para o camponês, as palavras geradoras poderiam ser enxada, terra, colheita, etc.; para o operário poderia ser tijolo, cimento, obra, etc.; para o mecânico poderiam ser outras e assim por diante.
A contribuição de Saymour para a educação foi na parte tecnológica. Ele é um dos maiores visionário do uso da tecnologia na educação.Parpet, desenvolveu uma linguagem de programação totalmente voltada para a educação, o Logo. Mas a comunidade pedagógica só passou a incorporar suas idéias a partir dos anos 80. E com isso a evolução do computador e da internet na escola conseguiram chegar até as instituições de ensino.
Com base nas pesquisas podemos mostrar a capacidade do computador como instrumento
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