webQuest

Loading...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PLANO DE AULA

Atividade postada na biblioteca – data:29/06/11

CURSO PROINFO


UNIDADE III – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS
TURMA: NTE - DIRED
TUTORA : Paula Edilma da Silva Lima
CURSISTA: _Maria José da Silva e Maria do Socorro Alves de Morais
  

ESTRUTURA CURRICULAR
MODALIDADE: Ensino Fundamental I
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Ed. Física
TURMAS: 2º E 3º ANO
PLANO DE AULA

TEMA: Brincadeiras de roda


OBJETIVO:
§  .Conhecer e vivenciar as cantigas de roda através de pesquisas e relatos de pessoas mais velhas.

DADOS DA AULA:

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
§  . Fazer um levantamento oral  de hipótese sobre o que os alunos sabem sobre brincadeiras de roda.
§  .Listar no quadro o nome das brincadeiras relatadas por eles.
§  .Pesquisar na internet e com pessoas mais velhas sobre cantigas de roda.
§  .Praticar algumas cantigas de roda com suas coreografias..
§  .Convidar pessoas mais velhas para falarem sobre suas brincadeiras de rodas quando crianças.
§  .Oferecer um chá na culminância das aulas sobre o tema estudado.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
4 aulas de 50 minutos.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:
§  .Canções folclóricas

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
Prática Social inicial

§  . Antigamente a prática da brincadeira de roda era muito usado pelas crianças independente da sua classe social, todas brincavam, principalmente ao anoitecer quando juntavam -  se todas as crianças daquela rua e começavam a brincar até a hora de irem  dormir. N a escola essa prática também era muito usada, principalmente na hora do recreio, principalmente as meninas.Mas que pena! Com o passar do tempo estas brincadeiras estão desaparecendo e já não se ver mais  essas lindas brincadeiras com suas belas coreografias.


ATIVIDADE 1
·         Converse com seus alunos  sobre  as brincadeiras de roda e pergunte quem já brincou de roda e quais foram as cantigas que eles cantavam ao brincar.

·         2. Peça aos seus alunos que se agrupem e  façam uma lista com os nomes das brincadeiras de roda que conhecem e logo após cada grupo faz a leitura para toda a turma em voz alta.
3. Faça junto com eles um cartaz com os nomes de todas as brincadeiras que eles falaram e anotaram.

·         4..Acompanhe seus alunos até a sala do Proinfo e juntos façam uma busca na internet de algumas brincadeiras ou cantigas de rodas e logo em seguida peça para os mesmos digitarem em suas pastinhas já existentes no computador.

·         5. . Volte para sala de aula  e passe uma pesquisa para os alunos fazerem com pessoas mais velhas da família sobre as brincadeiras de roda durante sua  infância e peça  anotar no caderno.

ATIVIDADE 2

·         No outro dia, no início da aula peça para lerem AA pesquisa realizada com os seus parentes sobre as brincadeiras de roda.
·         Após a leitura, peça para os alunos se agruparem em duplas e juntos com suas pesquisas confeccionarem um livrinho e ilustrarem sobre as brincadeiras pesquisaram.

ATIVIDADE 3

·         Na aula seguinte, abra um espaço de para seus alunos brincarem de roda, colocando em prática as pesquisas realizadas.
·         Passe uma atividade de casa para realizarem em dupla convidando uma pessoa mais velha à vir na escola falar um pouco das suas brincadeiras de roda na época de criança.
ATIVIDADE 4
1.      Organize a sala em circulo para começar a conversa com as pessoas convidadas, falando para toda a turma sobre as brincadeiras de roda na sua infância.


2.      Coloque os livrinhos produzidos pelos seus alunos em uma exposição e convide outras turmas para visitar
3.      Logo após, ofereçam um chá em homenagem a esse lindo momento para todos os visitantes.
4.      Termine esse dia com um momento que envolva toda a escola e façam um recreio diferente, brincando de roda com todos os alunos.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Este momento veio enriquecer os nossos conhecimentos e dos nossos alunos sobre a importância de resgatar as cantigas de roda através de pesquisas na internet e com pessoas mais velhas da comunidade, mostrando os valores dessas pessoas para a continuação e a escrita da nossa História.

RECURSOS COMPLEMENTARES
http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php  - site sobre cantigas de roda.
http://www.cantigaderoda.com/  -site sobre cantigas de roda, oferece letras e melodias.

AVALIAÇÃO

Dar –se - á através das atividades de pesquisas, produções, desenhos e participação no momento de discussão e atividade prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário