sexta-feira, 13 de maio de 2011

PROCESSO DE UMA WEBQUEST


Como elaborar o Processo numa WebQuest
O Processo é definição de um “modo de fazer”. É uma receita. Educadores mais exigentes gostariam de uma explicação menos curta e grossa. Não decepcionemos tais educadores. O Processo é  definição de um caminho que proporcione a um grupo de trabalho indicações úteis para que este construa o conhecimento necessário para a boa execução da Tarefa. Ou seja, o Processo é uma sugestão de método de estudo.
Roteiros de estudo não são muito comuns em educação. Por isso, elaborar o Processo numa WebQuest não costuma ser atividade confortável. Para muitos de nós, a redação desse componente da WQ é primeira experiência no campo da metodologia de estudo.
Já faz algum tempo que o componente Recurso foi integrado ao Processo. Isso faz sentido. Em qualquer trabalho a indicação de uso de uma ferramenta (recurso) deve acontecer no momento em que esta (a ferramenta) for necessária.
Esta introdução já foi longe demais. O que queremos aqui é saber ”como” desenvolver o Processo. Também queremos uma receita.
Antes de começar a organizar o Processo de sua WebQuest, chequem as seguintes coisas:
· Definição das áreas de saber necessárias ao desenvolvimento da tarefa. Isso pode ser feito por meio das seguintes questões: Já temos uma boa idéia do que nossos alunos deverão estudar para dar conta do recado? Sabemos, de modo geral, quais os conteúdos que precisam ser dominados para que a Tarefa seja feita de modo satisfatório?
· Levantamento de fontes on line e off line que serão utilizadas por nossos alunos como recursos. É bom seleciona pelo menos umas trinta fontes. Numa WebQuest são utilizadas pelo menos umas doze fontes com recursos de estudo para os alunos.
1.     Se vocês tiverem clareza suficiente quanto a áreas de estudo reunido número  representativo de recursos, sigam em frente.
2.     Comecem a redação do primeiro passo do Processo. No geral o primeiro passo é uma instrução para que os alunos organizem um grupo de trabalho de acordo com a proposta do autor da WebQuest.
3.     No segundo passo do Processo, indiquem quais são as áreas de saber que os alunos deverão estudar. É prática comum mostrar áreas de saber por meio de papéis que os alunos poderão exercer. Mas atenção: os papéis em WebQuests não são uma sugestão de dramatização, eles são indicação de uma profissão construída a partir do domínio de determinados saberes.
4.     Sugiram aos alunos uma rápida conversa para que eles escolham áreas de saber ou papéis que comporão as obrigações individuais de estudo de cada membro do grupo.
5.     Indiquem, se for o caso, um ou mais recursos que deverão ser estudados por todos os componentes do grupo para que a equipe parta de um conhecimento comum sobre o assunto.
6.     Se necessário, instruam o grupo sobre como estudar o material indicado. [instrução sobre como estudar deve ser fornecida sempre que o autor prevê alguma dificuldade de interpretação ou de entendimento do material]
7.     Elaborem instruções específicas para cada área de saber ou papel. As instruções específicas para cada área de saber ou papel deverão incluir tantos passos quanto forem necessários para que cada aluno tenha uma idéia bem clara do que fazer. Importante: é nas instruções, para cada área de saber ou papel, que as fontes (recursos) de individual deverão se indicadas.
8.     Elaborem instruções sobre como compartilhar os resultados dos estudos individuais.
9.     Indiquem como o grupo deverá elaborar a Tarefa integrando os saberes estudados.
A receita aqui apresentada é genérica. Se necessários, mais passos poderão ser acrescentados ao Processo. Lembrem-se de que as instruções precisam ser escritas em linguagem clara e direta. Lembrem-se também de que é preciso ter sempre em mente quem é o aluno com o qual estamos conversando. Isso nos ajudará a pensar em:
1.      
·         Linguagem a ser utilizada.
·         Dificuldades de entendimento que precisam ser superadas.
Uma dica: usem sempre o imperativo nas instruções. Esse modo verbal sugere sempre o que fazer, e o Processo tem tudo a ver com isso. Nesse componente da WQ indicamos as ações que os alunos deverão desencadear para aprenderem o conteúdo necessário e transformarem tal conteúdo numa obra da qual se sentirão orgulhosos.
Sugestão: para ver um Processo bem estruturado, examinem a WebQuest Tuskeege Tragedy, de Tom March. Uma tradução dessa ótima WQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário