sábado, 12 de fevereiro de 2011

ORKUT NA ESCOLA OU A ESCOLA NO ORKUT? - HIPERTEXTO

ORKUT NA ESCOLA OU A ESCOLA NO ORKUT?
O potencial da sala de informática como espaço de aprendizagem e sociabilidade virtual
Maira Teresinha Lopes, PENTEADO (UFSC-SC)2
Resumo
Baseada nas ideias dos autores: Bakhtin e Pierre Levy, a proposta foi utilizar o próprio orkut como
recurso metodológico para aprendizagem de conceitos sobre a grande rede mundial de computadores,
a internet. Os resultados obtidos foram a participação dos estudantes na construção das comunidades
das turmas como espaço de aprendizagem, sociabilidade, colaboração e percepção do eu no mundo e
do mundo dos outros no meu mundo. A escola não pode mais negar ou excluir tais recursos como as
redes sociais virtuais que instigam e motivam os estudantes para aprendizagem, o orkut pode estar na
escola como um aliado da educação e a escola mais do que isso deve estar no orkut com todo seu
rigor, mas de forma sutil, aberta e flexível num processo contínuo de maior observação do que ações.
A mediação pedagógica sempre deverá ser dialógica tanto no presencial ou mais ainda no virtual.
Palavras-chave: Orkut; Escola; Sociabilidade Virtual.
ORKUT: aprendizagem como sociabilidade virtual
O site Orkut é uma rede de sociabilidade virtual que possibilita a interação dialógica e social
entre seus participantes situados e conectados na grande rede mundial de computadores, ou
seja, a internet que caracteriza o que Pierre Levy denomina de ciberespaço. Com isso vale
relembrar o conceito de “arquiteto cognitvo”, citado em Ramal (2002) caracterizado pelas
seguintes competências, desafios e atribuições docentes, principalmente no ensino da internet
onde o professor:
(a)é um profissional; (b) capaz de traçar estratégias e mapas de navegação que permitam ao
aluno empreender, de forma autônoma e integrada, os próprios caminhos de construção do
(hiper)conhecimento em rede; (c) assumindo, para isso, uma postura consciente de reflexãona-
ação; e (d) fazendo uso crítico das tecnologias como novos ambientes de aprendizagem
(RAMAL, 2002, p.191).
1 Trabalho apresentado ao Grupo de Discussão Orkut E Youtube: A Sala De Aula X O Cotidiano (Ou Tudo
Misturado)? no III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas
Gerais, Belo Horizonte, 2009.
2 Pedagoga com habilitação em Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul e atualmente é mestranda em Educação e Comunicação no Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Catarina. maira.ead@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário