sábado, 30 de outubro de 2010

PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA ACOMPANHA SUA TURMA NA PESQUISA NA INTERNET.

 A Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão, está desenvolvendo o Projeto Seridó em Alerta, que tem como tem  como tema "O lixo", a professora Maria José de acordo com o tema em estudo passou uma atividade de pesquisa para seus alunos fazerem na internet, onde foram orientados como e a forma de pesquisar na net.Apreofessora acompanhou seus alunos até a sala de pesquisa e só ficou monitorando de longe, pois nesta sala já tem uma monitora, exclusiva para eles.
 A pesquisa saiu uma maravilha, pois pesquisaram: tipos de lixos, classificação, doenças causadas pelo lixo, reciclagem, etc.Os alunos aprenderam como pesquisar, pois só deveriam anotar o que era mais importante em cada assunto.

25/10/2010.

ALUNOS DO CIPRIANO USANDO O COMPUTADOR PARA PESQUISA NA PRÓPRIA ESCOLA.

Com esse curso motivou-me levar os alunos da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão a sala de computação do colégio para fazerem pesquisas.
Os alunos adoram ter uma aula diferente, principalmente no computador, pois temos uma professora que faz este trabalho junto aos professores, só é mandar dizer o assunto e ela acompanha os alunos nas pesquisas. É interessante, perceber o interesse de alguns alunos a aprenderem a lidar com essa máquina, pois, quando vão pesquisar sempre fica no computador o aluno que já tem conhecimento em lidar com o computador e os que ainda não o tem, vai anotando a pesquisa no caderno, junto com seu colega que está navegando.

25/10/2010.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CURSO PROINFO - CURSISTAS CRIANDO BLOG- 20/10/2010

Esta aula foi muito importante para todos os cursistas, pois a maioria ainda não tinham criado um blog e ficaram muito felizes com essa aula,  e logo após postaram seus primeiros comentários, nesse correio eletrônico.

Maria José

TERC. PARTE DO TEXTO: SETE MOTIVOS PARA UM PROFESSOR CRIAR UM BLOG

SEG. PARTE DO TEXTO: SETE MOTIVOS PARA UM PROFESSOR CRIAR UM BLOG

SETE MOTIVOS PARA UM PROFESSOR CRIAR UM BLOG- 06/10/2010

AGENDA - 7º DIA DE CAPACITAÇÃO - CRIAÇÃO DE BLOG - 06/10/2010

CONT. APOSTILA DA UNIDADE 7 - PARTE III- CRIAÇÃO DE BLOG.

CONT. APOSTILA DA UNIDADE 7 - PARTE II

UNIDADE -7-CRIAÇÃO DE UM BLOG-06/10/2010.- PARTE I

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

AGENDA - 6º DIA DE CAPACITAÇÃO - APRESENTAÇÕES PARA NOSSAS AULAS - Impress - 29/09/2010

REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE À DISTÂNCIA - RELATO DAS EXPRESSÕES, DAS APRENDIZAGENS E DIFICULDADES ENCONTRADAS NO CURSO - 5- 24/09/2010.


CURSO DE INFORMÁTICA PROINFO
CURSISTA: Maria José da Silva
PROFESSORA: Paula Edilma
DATA:24/09/2010
Atividade: 5
ATIVIDADE À DISTÂNCIA


   Com base no que você aprendeu ao longo dos encontros presenciais, elabore um texto relatando suas impressões do curso, das aprendizagens ocorridas e das dificuldades encontradas.

   As minhas primeiras impressões sobre o curso são boas, pois tenho certeza que ele só veio acrescentar aos meus conhecimentos e ensinar aos educadores a importância de se trabalhar com o computador para o enriquecimento de suas aulas. Quando aconteceu as inscrições fui logo fazer, pois eu tinha muita vontade de participar desse curso.
   Através desse curso iremos ter conhecimento de como trabalhar melhor com os alunos na sala do Proinfo no próximo ano.
   Com esse curso já aprendi entrar no BR Office e usá-lo, pois antes eu ainda não tinha esse conhecimento e hoje tenho.
   As dificuldades encontradas não são muitas, só algumas: como enviar email por anexo, algumas vezes no manuseio de alguns computadores, como sabemos nem todos são iguais e outras que no momento não dá para lembrar, pois irão surgindo no decorrer do curso e acredito que essas dificuldades serão supridas ao término do curso.

CONTINUAÇÃO DO RELATO DO TEXTO DA TIVIDADE 5- 24/09/2010.


  Atualmente, as escolas estão passando por grandes mudanças com o uso interno da tecnologia, e isso garantirá um ensino de melhor qualidade para os nossos educandos. Mas para que realmente aconteça eese  avanço na melhoria da educação temos que ter em nossas escolas profissionais da educação qualificados no uso dessa nova ferramenta que é o computador e também o domínio da internet.

  Para aprender lidar com essa nova tecnologia não tem idade, só tem que possuir vontade de aprender algo novo, pois o limite do aprendizado quem diz é você, por isso, como educadores temos que está sempre atualizados, em busca de novos desafios e não desistir jamais! E sim, quando tiver alguma dúvida sempre procurar alguém para tirá-la e ir  em frente descobrindo novos caminhos em busca do saber.

AGENDA - 5º DIA DE CAPACITAÇÃO - BATE-PAPO E FÓRUM DE DISCUSSÃO 22/092010

UNIDADE 5- BATE - PAPO - 15/09/2010.- PARTE I

Apostila da aula 5 -II PARTE

Apostila da aula 5 III PARTE

terça-feira, 26 de outubro de 2010

REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE À DISTÂNCIA - 4- 15/09/2010


CURSO DE INFORMÁTICA PROINFO INTEGRADO
CURSISTA: Maria José da Silva
Data: 15/09/2010
Resumo do texto: A distância e o presencial cada vez mais próximos

   O texto fala de uma entrevista realizada com José Manuel Moran. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP E Diretor do Centro de EAD DA Universidade de ANHANGUERA  - Uniderp. Ele é autor de  vários livros que falam da educação. É um respeitado especialista  no uso de tecnologias aplicadas aos processos de aprendizagem.Nesta entrevista tem como foco a  instalação da internet banda larga na quase totalidade das escolas públicas  do Brasil, meta anunciada pelo governo federal.
   Moran diz em sua entrevista que “Uma boa escola precisa de professores mediadores, vivos, criativos, experimentadores, presenciais e virtuais. De mestres menos falantes, e mais orientadores. Precisamos de uma escola que fomente redes de aprendizagem, entre professores e entre alunos. Onde todos possam aprender com os que estão perto e longe, conectados  audiovisualmente. Aprender em qualquer tempo e qualquer lugar, de forma personalizada e, ao mesmo tempo, colaborativa”, afirma.
   A meta do governo federal  é atingir até o final deste ano, 92% da população escolar brasileira pela internet banda larga.Essa medida representa um passo importante para que as escolas possam ter acesso à internet, às redes e a mobilidade assim, será possível ampliar o acesso, transformando salas de aula, bibliotecas, pátios e outros espaços em lugares de aprendizagem flexível e compartilhada.
   A inserção no mundo das tecnologias conectadas é um caminho importante para preparar as pessoas para o mundo atual, para uma sociedade complexa, que exige domínio das linguagens e recursos digitais. Em educação não podemos esperar que todos os outros problemas sejam equacionados, para só depois ingressar nas redes. Escolas não conectadas são escolas incompletas, mesmo quando didaticamente avançadas. Alunos sem acesso contínuo às redes digitais estão excluídos de uma parte importante da aprendizagem atual: do acesso à informação variada e disponível de forma online, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas digitais, portais educacionais. Estão fora da participação em comunidades de interesse, de debates e publicações online. Enfim, da variada oferta de serviços digitais.
   Para que a informatização das escolas surta o efeito desejado com salto na qualidade de ensino é  preciso conectar todos os espaços e elaborar políticas de capacitação dos professores, gestores, funcionários e alunos para a inserção das tecnologias no ensino e aprendizagem de forma inovadora, coerente e enriquecedora. Os projetos pedagógicos precisam refletir essa integração horizontal e vertical com o currículo.As tecnologias digitais facilitam a pesquisa, a comunicação e a divulgação em rede. Nesses espaços, os alunos podem ser protagonistas dos seus processos de aprendizagem. E isso facilita a aprendizagem horizontal, isto é, dos alunos entre si, das pessoas em redes de interesse. A combinação dos ambientes mais formais com os a flexibilidade da adaptação ao perfil de cada aluno.
   O ideal é que estas tecnologias Web 2.0 –  gratuitas, colaborativas e fáceis – façam parte do projeto pedagógico da instituição para serem incorporadas como parte integrante da proposta de cada série, curso ou área de conhecimento. . Quanto mais a instituição incentiva o trabalho com atividades colaborativas, pesquisas, projetos, mais elas se tornarão importantes. Podem ser utilizadas também para produzir conteúdos interessantes e deixar para o professor o papel de organização das atividades, de discussão, orientação, apresentação dos resultados e sua publicação pelos alunos. Com boas propostas no começo de cada semestre, as possibilidades de motivação dos alunos e professores aumentarão, sem dúvida.
   Sem treinamento ou direcionamento pedagógico, o uso da internet pode  sim trazer prejuízo, pois ela é uma projeção de tudo que o ser humano faz de bom e de ruim.A  solução não está principalmente em bloquear ou em não falar disso. Temos que aprender a lidar com as tecnologias. Orientar, acompanhar, porque uma criança pode envolver-se em situações complicadas. A criança, quando percebe que os pais e professores confiam nela e se preocupam, mostra quais sites costuma visitar, ou logo aponta alguma situação anormal, ela jamais fará mal uso desse veículo de informação.A internet é um meio rico de possibilidades e de problemas. E a escola é um espaço privilegiado de aprendizagem  a saber fazer essas escolhas.
    De acordo com uma pesquisa  realizada na França a qualificação de um professor nesta área de conhecimento dura em torno de dois anos para dominar as tecnologias e utilizá-las  no seu planejamento e avaliação. Não basta só ser moderninho. O importante é que o aluno aprenda cada vez mais.
O professor pode buscar informações sobre inclusão digital no Portal do MEC e alguns portais educacionais, como o Diaadiaeducação, da Secretaria de Educação do Paraná, onde encontrarão materiais e atividades importantes em diversas áreas do conhecimento.
   Alguns profissionais que realmente se preocupam com a educação, eles  acompanhando os avanços que acontecem em sua área de conhecimento, independente de qualquer tipos de mudanças eles querem sempre acompanhá-las.E na atualidade como veio o avanço tecnológicos tem-se que acompanhá-lo, pois uma boa escola depende fundamentalmente de contar com gestores e educadores bem preparados, remunerados, motivados e que possuam comprovada competência intelectual, emocional, comunicacional e ética. Sem bons gestores e professores nenhum projeto pedagógico será interessante, inovador. Não há tecnologias avançadas que salvem maus profissionais. São poucos os educadores e gestores pró-ativos, que gostam de aprender e conseguem colocar em prática o que aprendem. . Sem pessoas autônomas é muito difícil ter uma escola diferente, mais próxima dos alunos que já nasceram com a internet e o celular. Uma boa escola precisa de professores mediadores, vivos, criativos, experimentadores, presenciais e virtuais. De mestres menos ‘falantes’, mais orientadores. De menos aulas informativas e mais atividades de pesquisa, e experimentação. Desafios e projetos. Uma escola que fomente redes de aprendizagem, entre professores e entre alunos. Onde todos possam aprender com os que estão perto e também longe, conectados.

Fonte bibliográfica: http://www.eca.usp.br/prof/moran/proximos.htm

ATIVIDADE À DISTÂNCIA-4

AGENDA - 3º DIA DE CAPACITAÇÃO

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

APOSTILA- AULA 2

CURSO PROINFO - AGENDA II - ATIVIDADE À DISTÂNCIA


CURSO PROINFO- AGENDA 2
CURSISTA: Maria José da  Silva
TURMA: II
APLICANDO O APRENDIZADO
Agora que você já sabe os passos para usar o editor de texto Writer, que tal aplicar o que você aprendeu? Então, comece inserindo uma tabela.
1 Criar uma tabela, com nomes e notas de seus alunos, como um boletim, ou elaborar uma tabela com um cronograma de suas atividades nos próximos três meses, mencionando a atividade, as datas de início e fim, os responsáveis, o material de apoio, o local da realização(cada tópico em uma coluna), ou de acordo com sua criatividade.
TOTAL DE LIVROS LIDOS DURANTE O MÊS DE AGOSTO DE 2010. NA ESCOLA MUNICIPAL CIPRIANO LOPES GALVÃO – ENSINO FUNDAMENTAL II
TOTAL DE LIVROS LIDOS
6º ANO
30 ALUNOS
7º ANO
20 ALUNOS
8ºANO                22ALUNOS
9º ANO            20ALUNOS
POESIAS
60
75
40
55
PROSA
30
60
88
175

2. Digitar um texto com base na seguinte pergunta:Qual a importância de você criar tabelas e formatar textos? De que forma de que forma esses conhecimentos podem ajudá-lo na execução de suas tarefas de profissionais?

   É de grande importância aprendermos criar tabelas e formatar textos porque irão nos servir para a realização das tarefas do dia a dia da nossa vida profissional e também para o uso pessoal.
   É importante aprendermos formatar um texto para a organização das margens em trabalho digitado, pois deixa - o mais bonito e organizado.
   Esses conhecimentos podem nos ajudar na execução das tarefas em sala de aula, quando vamos montar um projeto e outras atividades, principalmente na organização dos cronogramas das atividades a serem realizadas.

AGENDA: 2º DIA DE CAPACITAÇÃO

Apostila da aula 1

domingo, 24 de outubro de 2010

REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE CASA-1º - 03 DE SETEMBRO/2010.

ATIVIDADE À DISTÂNCIA

.Escrever no programa de edção de texto que surgiu a partir dos vídeos exibidos, refletir sobre suas principais ideias e escrever os aspectos/pontos que considere mais significativos.Após a leitura,elabore um parecer sobre a questão: Estamos preparados para utilizarmioos a tecnologia de informação e comunicação(TIC) na educação? Se não, o que falta?

Na realidade, não esamos preparados para utilizarmos as Tecnologias de Informação e Comunicação na educação, pois os avanços tecnológicos estão chegando nas escolas. Sabe-se que logo no início está sendo um grande desafis, mas nada é impossível, temos que tentar aprender novos conhecimentos e inovar as nossas metodologias, tornando-as menos cansativas, mais prazerosa e com certeza, menos cansativa e muito mais atraente para nossa clientela, deixando um pouco de lado a lousa e o livro dedático e sim. usar outra forma de lecionar que encante os nossos docentes.
Como vimos no primeiro filme,"HELPDESK", as dificildades que o homem sentiu para saber manusear um livro, pois naquele tempoera algo novo que estava surgindo, e quem ainda não tinha tido esse contato com ele, sentia dificuldades, dúvidas e medo por não saber como usá-lo. Na atualidade esse livro passa a ser o computador, pois quem não tem contato com ele, tem medo de manuseá-lo e até de ligar para não danificá-lo, mas aà partir do momento que tiver esse comando será tão fácil como abrir um livro hoje.
Para aprendermos algo novo não devemos ter medo, temos que enfrentar desafios e não é na primeira tentativa que não deu certo desistir e sim, buscar soluções para aprender o que desejamos e o que precisamos para o nosso crescimento profissional.
No outro vídeo:"DO SONHO AOS ARES" de Santos Dummont, vimos as várias tentativas desse grande homem para conseguir tornar realidade o seu grande sonho que era de ver o homem voar. Logo no início ele não conseguiu, foram várias as tentativas para poder conseguir colocar seu invento no ar. Ele só conseguiu porque foi perseverante e não desistiu de seus sonhos. Assim somos nós, temos que vencer esse que é aprender com essa nova tecnologia, pois é algo que precisamos para não ficarmos anos luzes atrás dos nossos alunos, pois eles são desafiadores, mesmo não tendo o computador em casa, usam as lan houses que existem em qualquer cidade e até em localidades da zona rural.
Portanto, devemos estar nos atualizando, pois somos educadores e precisamos desse conhecimento para junto com o nosso alunado sabermos fazer bom uso. Sabemos que o novo nos causa medo, mas façamos como no exemplos dos vídeos asistidos, persistir e jamais desistir.

Cursista:Maria José

AGENDA - 1º DIA DE CAPACITAÇÃO

UNIDADE 1: TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS INCLUSÃO DIGITAL.

OBJETIVOS:
.Conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos;
.Refletir sobre a utilização e a importância de computadores e da Internet na sua vida e na educação;
.Conhecer alguns princípios básicos do computador;
.Elaborar um texto contendo reflexões sobre sua visão tecnológico na vida e na formação de professor.