domingo, 23 de outubro de 2011

EIXO: 3 - ATIVIDADE: 3.3 - AVALIAÇÃO DO CURSO PROINFO


CURSO PROINFO
Tutora: Paula Edilma
Cursista: Maria José da Silva
EIXO: 3
 Atividade 3.3



AVALIAÇÃO DO CURSO PROINFO



    Este curso para mim teve grande valia tanto na minha vida profissional como na pessoal, pois quando comecei a fazê-lo tinha apenas um pouco de conhecimento sobre como usar o computador, mas não sabia da importância da tecnologia para a educação. E através das maravilhosas leituras realizadas e dos vídeos assistidos  com grandes estudiosos e pesquisadores da educação no decorrer do curso vieram acrescentar ainda mais os  meus conhecimentos. Através dessas leituras percebi que atualmente um educador tem que ter conhecimentos sobre as novas tecnologias para aprender planejar uma boa aula sem a tornar monótona. Pois como educador temos que está buscando sempre se atualizar e abertos a novos conhecimentos.
   Aprendi que devemos ser um professor mediador, sabendo lidar com as tecnologias e também com as complexidades sociais. Pois sabemos que os tempos mudaram, os alunos também e junto com eles à escola  mudou e com certeza as metodologias do professor dar aula também! E assim cresce a cada dia mais a responsabilidade da escola e de seus profissionais no âmbito educacional para oferecer à sociedade um trabalho de qualidade.
   Segundo o texto que li de Edgar Moran,  o qual achei muito interessante sobre “Como usar as tecnologias na Escola” ele diz que” o educador precisa equilibrar processos de organização na sala de aula. É um questionador, criador de condições de aprendizagens em ambientes tecnológicos, ensinando  seu aluno a pesquisar, sendo um articulador de aprendizagens ativas”.
   De acordo com Dowbor as tecnologias nas escolas vieram trazer uma visão ampla em relação a densidade do conhecimento e está crescendo em todas as áreas. Antônio Nóvoa fala sobre o que é ser professor na atualidade e define as características de ser um professor pesquisador.
   Outro momento  muito significativo foi aprender  o que era e como fazer uma  WEBQUEST, a qual só vem inovar cada vez mais as metodologias de se fazer uma boa pesquisa.
   Muitos  profissionais da educação  tem medo da tecnologia tomar o seu lugar no futuro, mas pelas leituras realizadas de grandes especialistas sobre o assunto, acredito que isso jamais irá acontecer, principalmente quando o professor for uma pessoa pesquisadora e goste de estudar sempre.  Na minha opinião, a tecnologia é sim uma aliada do educador em todos os sentidos. Por isso,  é  tão importante dominar bem ferramentas  de busca de informação,.
   Outra parte que achei interessante foi a de ensinar um aluno a entrar na internet, fazendo buscas livres de pesquisas apenas com uso dos links. Logo após, dicas de como o professor poderia ajudar o seu aluno  a saber perguntar, enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Onde os educadores podem aprender a focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas.
   Na verdade, para mim, tudo que foi dado neste curso foi muito bom para o conhecimento do novo professor pesquisador, pois se for falar de todo o conteúdo trabalhado o texto virará um livro porque é muito extenso!
   Portanto, concluo que depois desse curso minhas aulas não são mais as mesmas! Procuro sempre usar as novas tecnologias existentes ou não na Sala do Proinfo com a ajuda da professora Auridete, pois  acho-as  de grande relevância para uma ótima aprendizagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário