terça-feira, 19 de abril de 2011

Texto reflexível:A aprendizagem na escola e na vida profissional


  Curso Proinfo
Currais Novos, o9 de abril de 2011
Cursistas: Maria José da Silva e Maria do Socorro Alves de Morais
Professora: Paula Edilma
Atividade 1.1   Data:09/04/11

Produza um texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada  cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de  síntese. Ao produzi-lo considere as orientações que inserimos a seguir.
1. Debata as questões propostas para reflexão com um(a) colega.

2. Escrevam um breve resumo das principais reflexões da dupla com cerca de 250 a 300 palavras, no editor de texto do   BrOffice,   salvem  o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação(...)
A aprendizagem na escola e na vida profissional
   Ao debater o texto percebeu-se que o  indivíduo antes de ir à escola tem um encantamento para aprender  com tudo que fascina-lhe   ao seu redor, mas quando chega na escola ele perde esse encantamento, pois  à  escola não usa essa  função   de formalizar intuitivamente  o saber  trazido pelo educando  à sala de aula.
   Durante a educação escolar, a predisposição de caçador- ativo de informação é gradativamente oprimida e os estudantes não aprendem mais interagindo com o meio que o cercam,  dificultando esse aprendizado. Eles são encorajados a serem  receptores passivos de informação e adquirem a ideia de que aprender não é divertido e que esta atividade depende sempre de um professor  para repassar-lhes   informações.
   Após graduação, durante a  vida profissional, as pessoas passam a usar a predisposição profissional-capaz, que pode ser uma combinação das predisposições de caçador-ativo e de receptor-passivo, dependendo  das circunstâncias e do estilo de aprendizagem. Essa  troca de predisposição exige uma certa flexibilidade e, de certa maneira, acaba determinando a capacidade de   uma pessoa resolver problemas e  adaptar sua performance de acordo com o  contexto  no qual está inserida.
   A predisposição de receptor-passivo é produto de um sistema educacional que funciona com base na transmissão de informação. Essa modalidade de ensino é desenvolvida por meio de currículo oculto e começa a ser  mais efetiva após o segundo ciclo, onde os conteúdos são fragmentados, ensinados por disciplinas e professores diferentes, continuando assim até a faculdade, dificultando a  aprendizagem  e a continuação desse aprender  após  a educação escolar.Eles deveriam aprender  a buscar informações, aprender como usá-las, e assim, apropriarem-se dessa experiência, convertendo-se em algo pessoal .Aprendendo assim,  as duas formas de aprendizagem que acontecem nos diferentes períodos da nossa vida.

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