Curso Proinfo
Currais Novos, o9 de abril de 2011
Cursistas: Maria José da Silva e Maria do Socorro Alves de Morais
Professora: Paula Edilma
Atividade 1.1 Data:09/04/11
Produza um texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo considere as orientações que inserimos a seguir.
1. Debata as questões propostas para reflexão com um(a) colega.
2. Escrevam um breve resumo das principais reflexões da dupla com cerca de 250 a 300 palavras, no editor de texto do BrOffice, salvem o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação(...)
A aprendizagem na escola e na vida profissional
Ao debater o texto percebeu-se que o indivíduo antes de ir à escola tem um encantamento para aprender com tudo que fascina-lhe ao seu redor, mas quando chega na escola ele perde esse encantamento, pois à escola não usa essa função de formalizar intuitivamente o saber trazido pelo educando à sala de aula.
Durante a educação escolar, a predisposição de caçador- ativo de informação é gradativamente oprimida e os estudantes não aprendem mais interagindo com o meio que o cercam, dificultando esse aprendizado. Eles são encorajados a serem receptores passivos de informação e adquirem a ideia de que aprender não é divertido e que esta atividade depende sempre de um professor para repassar-lhes informações.
Após graduação, durante a vida profissional, as pessoas passam a usar a predisposição profissional-capaz, que pode ser uma combinação das predisposições de caçador-ativo e de receptor-passivo, dependendo das circunstâncias e do estilo de aprendizagem. Essa troca de predisposição exige uma certa flexibilidade e, de certa maneira, acaba determinando a capacidade de uma pessoa resolver problemas e adaptar sua performance de acordo com o contexto no qual está inserida.
A predisposição de receptor-passivo é produto de um sistema educacional que funciona com base na transmissão de informação. Essa modalidade de ensino é desenvolvida por meio de currículo oculto e começa a ser mais efetiva após o segundo ciclo, onde os conteúdos são fragmentados, ensinados por disciplinas e professores diferentes, continuando assim até a faculdade, dificultando a aprendizagem e a continuação desse aprender após a educação escolar.Eles deveriam aprender a buscar informações, aprender como usá-las, e assim, apropriarem-se dessa experiência, convertendo-se em algo pessoal .Aprendendo assim, as duas formas de aprendizagem que acontecem nos diferentes períodos da nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário