terça-feira, 30 de agosto de 2011

REFLEXÃO INDIVIDUAL SOBRE AS APRENDIZAGENS ACERCA DA TEMÁTICA DO EIXO I

Cursista: Maria José da Silva
Atividade: 1.6     POSTADO NO DIÁRIO DE BORDO


  Os estudos  que fizemos sobre projetos só veio enriquecer cada vez mais os meus conhecimentos sobre o assunto, pois  sempre gostei de trabalhar com projetos.  E aprendi que existem várias formas de ser trabalhado, mas principalmente que ele seja em prol da aprendizagem do nosso educando. E que as atividades propostas sejam participativas, de forma reflexiva. E o planejamento seja direcionado para os alunos executarem, pois ambos somos parceiros e sujeitos da aprendizagem e cada um atua com o seu papel  e nível de conhecimento.
   Aprendi que o professor tem que levar em conta as dúvidas, as curiosidades e indagações de seus conhecimentos prévios, valores, interesses e crenças, interesses e experiências. É o que ouvimos sempre dizer pelos colegas profissionais da educação “ah, isso tudo já sei!”, Mas será que sabe-se mesmo? E por que não se coloca em prática no seu   dia –a- dia de sala de aula?Apreendi que devemos refletir sobre nossas práticas pedagógicas e nunca pensar que já ”sei tudo”, pois a educação está todo dia  inovando-se e o educador que não buscar acompanhá-la  ele mesmo irá se excluir do próprio saber,  e com isso o seu aluno sempre sairá perdendo!
Atualmente o educador que não buscar atualização em sua área de conhecimento e  na área tecnológica ele ficará para trás em sua metodologia. Portanto, suas aulas se tornarão nada atrativas para seus alunos,  o que tornará a aprendizagem menos favorável para acontecer! E com isso quem perde é a clientela estudantil da instituição onde esse professor for ensinar.

COMENTÁRIOS NO FÓRUM SOBRE UM DOS PROJETOS POSTADOS

   

O seu projeto falando sobre sexualidade é muito interessante, pois desperta interesse no educando pela temática exposta, pois eles estão em uma fase de curiosidade. Por ser um tema transversa,  essa temática é de grande relevância  para ser abordado na escola, pois os filhos muitas vezes tem vergonha de falar sobre esse assunto com seus pais. E a metodologia que você usou também achei interessante!
   Espero que ao término desse projeto você tenha obtido êxito em relação aos seus objetivos e também que tenha atendido as expectativas dos seus alunos.
   Parabéns a todos que se sensibilizaram e aplicaram esse projeto!

PROPOSTA DE PROJETOS - EIXO I

CURSO PROINFO
EIXO: I
CURSITA: Maria José da Silva
Proposta de Projetos
Tutora: Paula Edilma
Data: 30 de agosto de 2011.

a)Quais as contribuições que as leituras proporcionaram para a minha prática pedagógica?

   As contribuições dessas leituras para a minha prática pedagógicas foram muitas! Pois aprendi que as novas tecnologias de informação e comunicação são usadas para expandir o acesso a informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de ambientes de aprendizagem que privilegia a construção do conhecimento,a comunicação e a inter-relação entre disciplinas.
   Aprendi como trabalhar melhor o projeto com meus alunos,  sabendo aproveitar os conhecimentos  que  trazem de sua realidade, bem como suas experiências, necessidades e desejos.Contribuiu também para saber onde  eu como professora devo atuar, pois só assim o educador se aproximará mais do seu aluno e haverá uma interação maior entre ambos e havendo essa  interação, haverá aprendizado.
   Outro aspecto importante que achei nessa leitura foi sobre  a atuação do professor e os três pontos fundamentais  que um profissional da educação deve ter conhecimento  ao trabalhar com projetos são: as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua , as possibilidades da sua mediação pedagógica, com isso, propiciando o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimento de outras áreas distintas do saber.
    Portanto, trabalhar com projeto requer mudanças de concepção de ensino e aprendizagem e,  consequentemente, na postura do professor.

b) É possível ocorrer aprendizagem por meio de projetos? Como isso ocorre na prática?

   Acredito que sim, pois o professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de  trabalho de seus alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor que planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem e cada um atuando segundo o seu papel e nível de desenvolvimento. O educador leva em conta suas dúvidas, curiosidades e indagações a  partir de seus conhecimentos prévios, valores, crenças, interesses e experiências.
   O professor que trabalha com projeto é um consultor, mediador, articulador, orientador especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno. A criação de um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade de aprender a partir dos seus próprios erros. Então, diante de todo esse processo só podemos dizer que houve sim uma aprendizagem significativa para a vida do educando.

c)Qual a importância de Paulo Freire e Sayamour para a educação?

   A importância de Paulo Freire para educação foi grande! Pois ele foi responsável pelo método que consiste numa proposta para a alfabetização de adultos, que criticava o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases de forma forçosa que comumente se denomina como linguagem de cartilha.
Paulo Freire concebe educação como reflexão sobre a realidade existencial. Articular com essa realidade nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos, procurando inserir sempre os fatos particulares na globalidade das ocorrências da situação.
 Para ele  a aprendizagem da leitura e da escrita equivale a uma releitura do mundo.  Partindo da visão de um mundo em aberto, isto é, a ser transformado em diversas direções pela ação dos homens.
      Paulo Freire atribui importância ao momento pedagógico, mas com meios diferentes, como praxis social, como construção de um mundo refletido com o povo.  O diálogo é o elemento chave onde o professor e aluno sejam sujeitos atuantes. Sendo estabelecido o diálogo processar-se-á a conscientização porque é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente; é horizontalidade, igualdade em que todos procuram pensar e agir criticamente.
   Com o método de Paulo Freire, a palavra geradora era subtraída do universo vivencial do alfabetizando. Em Paulo Freire a educação é conscientização. É reflexão rigorosa e conjunta sobre a realidade em que se vive, de onde surgirá o projeto de ação. A palavra geradora era pesquisada com os alunos. Assim, para o camponês, as palavras geradoras poderiam ser enxada, terra, colheita, etc.; para o operário poderia ser tijolo, cimento, obra, etc.; para o mecânico poderiam ser outras e assim por diante.
   A contribuição de Saymour para a educação foi na parte tecnológica. Ele é um dos maiores visionário do uso da tecnologia na educação.Parpet,   desenvolveu uma linguagem de programação totalmente voltada para a educação, o Logo. Mas a comunidade pedagógica só passou a incorporar suas idéias a partir dos anos 80. E com isso a evolução do computador e da internet na escola conseguiram chegar até as instituições de ensino.
   Com base nas pesquisas podemos mostrar a capacidade do computador como instrumento

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BANCO DE PROJETOS :O Projeto Intercâmbio Cultural de Leitores

ATIVIDADE 1-4 
BANCO DE PROJETOS
                O Projeto Intercâmbio Cultural de Leitores tem como foco principal a leitura e a escrita, como também a ampliação do círculo de amizades entre alunos, professores e funcionários das instituições envolvidas.
                A nossa primeira experiência aconteceu em 2009, a convite da Escola Estadual Tristão de Barros, que oportunizou-nos partilhar esta troca de saberes de grande relevância não só para os alunos como também para os demais seguimentos da escola. Uma vez que para a realização do mesmo faz-se necessário o envolvimento de todos.
                O referido projeto enfatiza a comunicação, seus meios e sua importância na vida de cada indivíduo. Levando-se em conta que os meios de comunicação irão se modificando com a evolução dos tempos e se adequando as necessidades da humanidade.
                Dentre os conteúdos trabalhados destacamos os meios de comunicação e mídias. Realizamos a visita in loco, aos diferentes meios de comunicação da nossa cidade, oportunizando-os entender melhor seu funcionamento e a importância de cada um. A partir daí surgiu o gosto dos mesmos pelas redes de relacionamento, principalmente o ORKUT. Realizamos também uma visita a uma lanhouse, todos queriam acessar, os que ainda não tinham Orkut fizeram o seu. No gênero carta, eles usaram a troca de telefone e Orkut, dessa forma poderia comunicar-se com os novos amigos. Em seguida estudou-se o gênero, o cartão postal bastante apreciado por todos os alunos.
                No primeiro encontro, aconteceu na nossa escola, foi muito interessante os alunos estavam muito curiosos numa expectativa muito grande para conhecer pessoalmente os amigos adotados por eles. Durante todo o dia aconteceu várias atividades: acolhida, apresentações culturais das duas escolas, café da manha, atividades recreativas, almoço, visita aos pontos turísticos da nossa comunidade, lanche da tarde, troca de lembranças e como encerramento a escola faz o plantio de uma muda de árvore doada pela outra escola. Fortalecendo cada vez mais a integração das duas entidades educacionais.
                O segundo encontro chegou à vez da nossa escola “O Cipriano fazer a visita. Fomos recepcionados pelos alunos e toda equipe da escola Estadual Tristão de Barros, foi um dia maravilhoso com apresentações culturais, café da manhã, a equipe da sidys TV a Cabo esteve presente no início dos trabalhos, na oportunidade foi feita uma entrevista com um professor de cada instituição e um representante dos alunos para falar a cerca do objetivo e importância do projeto. Logo após aconteceu apresentações culturais, almoço, brincadeiras, lanche, troca de lembranças entre alunos e professores. Encerramento.
                  Em 2011, o Intercâmbio Cultural, acontecerá entre o Cipriano Lopes Galvão e a Escola estadual “João Henrique Dantas” do município de Carnaúba dos Dantas.
                Realizamos primeiro contato entre o gestor, professores e funcionários da escola para apresentação do projeto, foi excelente, fomos muito bem acolhidos, todos mostraram bastante interesse em participar, ficaram encantados com o projeto, parabenizaram e agradeceram a equipe da escola, que mesmo de zona rural desenvolve projetos desse porte e principalmente pelo interesse em partilhar essa experiência com outros municípios. Entre os alunos também já foi iniciado os primeiros contatos, onde os alunos do Cipriano receberam através de sorteio os nomes dos seus amigos para confecção e troca de cartas. Já receberam as respostas das cartas e ficaram encantados!
                   As duas escolas estão amando participar deste Intercâmbio! Em breve a nossa escola O Cipriano fará a visita a escola João Henrique Dantas em carnaúba dos Dantas. E logo após será a vez da retribuição da visita, onde iremos acolher com muito carinho, os nossos convidados. 
               
Vale à pena participar da experiência!

                                                                                          Entrega das cartas do intercâmbio Cultural de Leitores em 2011.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

EIXO I -Projetos e suas características

CURSO PROINFO
Tutora:Paula Edilma
Cursista: Maria José da SilvaData:17/08/11
EIXO I


Projetos e suas  características

   Caros colegas, de acordo com as leituras realizadas, cheguei a seguinte conclusão  sobre a interdisciplinaridade de projetos, pois na sociedade do conhecimento torna-se necessário repensar o papel da escola, mas especificamente as questões relacionadas ao ensino e aprendizagem. O ensino organizado de forma fragmentado, que privilegia a memorização de definições e fatos, bem como as soluções padronizadas, não atende as exigências deste novo paradigma. O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento.
   É por isso que  os educadores têm que saber como fazer um projeto e como executá-lo e saber que ele deve surgir de uma necessidade surgida em sala de aula pelos alunos e não da necessidade só do professor e da escola.
   Conforme o que já foi estudado sobre este assunto,  percebe-se a necessidade de se trabalhar projetos de uma forma interdisciplinar. Pois a interdisciplinaridade e a democracia pedagógica são consideradas elementos facilitadores da busca constante dos elementos e valores a serem transmitidos nesta civilização em mudança.
   Pensando bem, nem todo projeto é interdisciplinar,  muitas vezes, ele torna-se, porque os temas e os conteúdos passam a ser abrangentes e atingindo outras áreas do conhecimento e por isso, terminam tornando-se interdisciplinar.Pois os projetos em sua maioria, abrangem outras áreas do conhecimentos, mas com  um foco a ser atingido, e uma das disciplinas será abordada com mais ênfase.
   Acredito que seja possível desenvolver um projeto focado em uma determinada área do conhecimento e que as demais áreas possam contribuir de forma variada e  enriquecedoras o projeto desenvolvido. Porque não se pode separar, por exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares e do processo de participação dos educados, nem desvincular as disciplinas da realidade dos alunos.

   Fazenda (1996:17) nos ensina que num projeto interdisciplinar “não se ensina, nem se aprende: vive-se, exerce-se” e  para ela , o que caracteriza a atitude interdisciplinar é a “ousadia da busca, da pesquisa, é a transformação da insegurança num exercício  do pensar, num construir”