domingo, 27 de fevereiro de 2011

ALUNO DO CIPRIANO POSTANDO NOTÍCIAS NO BLOG CRIADO EXCLUSIVO PARA ELES

      Os alunos do 7º ao 9º ano da E. M. Cipriano L.Galvão da Fazenda Totoró, município de C. Novos-RN, ficaram muito felizes  com a criação do blog exclusivo para eles postarem as suas notícias semanais.
Fotografia de Maria José - 24 de fevereiro de 2011.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Blog de notícias dos alunos do 7º ao 9º ano da E.M.Cipriano L. Galvão/ TOTORÓ

       A  aluna Luisa do 8º ano está sendo  acompanhada pela professora da sala do proinfo, Auridete. Ela está ensinando como postar a notícia no blog.                        
 
      Fotografia  de Maria JoséFotografia  de Maria José
   O Curso Proinfo está sendo de grande importância para mim como profissional da educação, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa, pois todos os meus alunos irão trabalhar com o blog, onde temos a parceria da professora Auridete, da sala do  Proinfo do nosso estabelecimento de ensino.
   Na Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão, os alunos já fazem uso do blog semanalmente para postar as suas notícias.
   O objetivo desse blog é fazer com que os educandos se interessem a ouvir e ler notícias do nosso cotidiano, onde serão enfocado a leitura e nela, a sua corência e coesão textual.
  Estamos aguardando sua visita! O nosso endereço eletrônico é:jornalon-linecipriano.blogspot.com
   Por gentileza, quando nos visitar deixe um comentário.
  Assinado: Maria José ( Professora)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

ORKUT NA ESCOLA OU A ESCOLA NO ORKUT? - HIPERTEXTO

ORKUT NA ESCOLA OU A ESCOLA NO ORKUT?
O potencial da sala de informática como espaço de aprendizagem e sociabilidade virtual
Maira Teresinha Lopes, PENTEADO (UFSC-SC)2
Resumo
Baseada nas ideias dos autores: Bakhtin e Pierre Levy, a proposta foi utilizar o próprio orkut como
recurso metodológico para aprendizagem de conceitos sobre a grande rede mundial de computadores,
a internet. Os resultados obtidos foram a participação dos estudantes na construção das comunidades
das turmas como espaço de aprendizagem, sociabilidade, colaboração e percepção do eu no mundo e
do mundo dos outros no meu mundo. A escola não pode mais negar ou excluir tais recursos como as
redes sociais virtuais que instigam e motivam os estudantes para aprendizagem, o orkut pode estar na
escola como um aliado da educação e a escola mais do que isso deve estar no orkut com todo seu
rigor, mas de forma sutil, aberta e flexível num processo contínuo de maior observação do que ações.
A mediação pedagógica sempre deverá ser dialógica tanto no presencial ou mais ainda no virtual.
Palavras-chave: Orkut; Escola; Sociabilidade Virtual.
ORKUT: aprendizagem como sociabilidade virtual
O site Orkut é uma rede de sociabilidade virtual que possibilita a interação dialógica e social
entre seus participantes situados e conectados na grande rede mundial de computadores, ou
seja, a internet que caracteriza o que Pierre Levy denomina de ciberespaço. Com isso vale
relembrar o conceito de “arquiteto cognitvo”, citado em Ramal (2002) caracterizado pelas
seguintes competências, desafios e atribuições docentes, principalmente no ensino da internet
onde o professor:
(a)é um profissional; (b) capaz de traçar estratégias e mapas de navegação que permitam ao
aluno empreender, de forma autônoma e integrada, os próprios caminhos de construção do
(hiper)conhecimento em rede; (c) assumindo, para isso, uma postura consciente de reflexãona-
ação; e (d) fazendo uso crítico das tecnologias como novos ambientes de aprendizagem
(RAMAL, 2002, p.191).
1 Trabalho apresentado ao Grupo de Discussão Orkut E Youtube: A Sala De Aula X O Cotidiano (Ou Tudo
Misturado)? no III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas
Gerais, Belo Horizonte, 2009.
2 Pedagoga com habilitação em Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul e atualmente é mestranda em Educação e Comunicação no Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Catarina. maira.ead@gmail.com.

INTERNET NA ESCOLA E O HIPERTEXTO

Para salientar nossa discussão devemos lembrar que Orkut é um site de relacionamentos na
internet, ou seja; é um portal digital que possibilita a produção de atividades humanas como a
comunicação, o diálogo e a relação, consigo próprio e com o outro/outros por meio da
linguagem virtual. Podemos entendê-lo sendo uma esfera da realidade concreta aqui estudada
como fenômeno sociológico e objeto de pesquisa, denominado por Ciberespaço. Nele as
relações humanas passam a ser atividades que integram uma imensa rede complexa de janelas
de exposições, ligações, ideias, pensamentos, emoções e interações essencialmente dialógicas.
Sempre com o intuito de perceber e ser percebido ou não querer ser percebido (mas perceberse
), poder perceber os fatos e o estilo das composições e exposições das outras pessoas que
fazem parte dessa esfera virtual de produção e interações digitais tanto verbais quanto as não
verbais. Neste contexto vale retomar o que Bakhtin nos fala sobre isso:
Não existe nem a primeira nem a última palavra, e não há limites para o contexto dialógico
(este se estende ao passado sem limites e ao futuro sem limites). Nem os sentidos do passado,
isto é, nascidos nos diálogos dos séculos passados, podem jamais ser estáveis (concluídos,
acabados de uma vez por todas): eles sempre irão mudar (renovando-se) no processo
subseqüente, futuro do diálogo. Em qualquer momento do desenvolvimento do diálogo existem
massas imensas e ilimitadas de sentidos esquecidos, mas em determinados momentos do
sucessivo desenvolvimento do diálogo, em seu curso, tais sentidos serão relembrados e
reviverão em forma renovada (em novo contexto). Não existe nada absolutamente morto: cada
sentido terá sua festa de renovação (BAKHTIN, 2003, p.410).
Essas são algumas inquietações que nos fazem refletir sobre importantes questões e buscar
compreensões para os fenômenos sociais que estão imergindo, com o avanço das novas
tecnologias da informação e da comunicação, na atual sociedade do conhecimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Referências bibliográficas
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins
Fontes, 2003.
ESTEVE, José M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do
conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.
PALLOFF, Rena M; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no
ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e
aprendizagem. Porto Alegre : Artmed, 2002.
VIGOSTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos
processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.